quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Síndrome dos ovários policísticos e eu | Saúde

Olá meninas,como estão?
Hoje vou falar um pouco(espero que seja pouco)da minha experiência com essa tal SOP - Síndrome dos Ovários Policísticos.

Vocês poder se perguntar: O que é síndrome dos ovários policísticos?
Let's go...Essa síndrome é um distúrbio endocrinológico que faz com que os hormônios fiquem todos desordenados.Ou seja,todos SURTADOS!Essa alteração nos níveis hormonais faz com que apareçam cistos nos ovários e também interfere no processo normal de ovulação.Ah,e os ovários podem aumentar até 3 vezes o seu tamanho normal(Isso já aconteceu comigo!)
Esse desequilíbrio hormonal pode causar:
- Irregularidade no ciclo menstrual;
- Aumento de pêlos no rosto e corpo;
- Aumento de peso e/ou dificuldade de eliminar peso;
- Aumento da oleosidade da pele e aparecimento de acne;
- Manchas na pele,principalmente nas axilas e atrás do pescoço.
Esses são os sintomas mais notáveis.Além disso,esse distúrbio pode favorecer o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Quais as causas?
As causas dessa síndrome não são totalmente conhecidas,algumas pesquisas dizem ser genética(que não é meu caso),mas sua origem está associada à produção excessiva de insulina pelo organismo(esse pode ser meu caso...rs).

Como é feito o diagnóstico?
Por experiência própria(e não tão agradável),falo que um simples ultrassom não te dá o diagnóstico certo.Depois de anos e anos,achei uma médica que pediu vários exames,então,segue uma lista de exames legais a serem feitos:
- Ultrassom pélvico(transvaginal),
- Exames de tireóide
- Dosagem hormnal FSH,LH,Estradiol,TSH,S-DHE,Testosterona,Progesterona


    - Curva de Insulina associada à curva de glicemia.

    Tem tratamento?
    Tem sim,mas isso varia de acordo com cada pessoa.
    Devido aos maus profissionais que encontrei no decorrer da vida,nunca soube dos tratamentos.O mais indicado é o uso de anticoncepcionais.Sim,mas não é qualquer anticoncepcional.Eu fiz uso de um por anos,e fez efeito zero!
    Emagrecer!Sim,emagrecer ajuda no tratamento.Pela internet é fácil encontrar dieta para esses casos,um bom endocrinologista também pode ajudar muito,mas vejam bem,quando digo um BOM endocrinologista é pelo simples fato de não ter encontrado nenhum que fizesse valer minha ida até o consultório.

    Meninas,
    Por hoje é só...farei outros posts abordando essa síndrome chata,contando da minha saga na procura dec um médico que tivesse o mínimo de interesse em tratar,enfim,a vida complicada da blogueira com SOP.

    Beijos e um ótimo resto de semana!



    6 comentários:

    1. Oii, tudo bom? Já tinha ouvido falar mas ler assim com clareza sobre o assunto.. nunca! Tenho muito medo de ter isso, porque apresento todos os sintomas, sério. Mês que vem tenho consulta e vou olhar isso! Continue falando sobre! ♥

      beijao!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Thais,no ultrassom você já descobre,ai só resta torcer para ser um médico que dê importância ao tratamento correto.
        Farei mais posts contando da minha saga e das barbaridades que já ouvi na tentativa de encontrar um médico que honre a profissão!
        Beijos!

        Excluir
    2. Oi moça! Descobri que tenho também e estou na minha saga para procurar um médico decente. A última disse que não precisava tratar, acredita?
      Força na peruca!
      Beijão

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Menina,nunca achei que seria tão complicado isso!
        Eu encontrei uma médica show na Granja Viana...e olha procurei muito viu!
        Muita força na peruca!!!
        Beijo

        Excluir
    3. São muitas mulheres que tem a sindrome... eu tive um cisto no ovário e de acordo com o último trans que fiz estava ok espero em Deus que assim prossiga! Bjos

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ai Cris,muitas mesmo!
        O pior é a falta de interesse,falam que é normal,perguntam se queremos engravidar 'agora' e se falamos que não 'agora' ai é que piora!Revoltante viu...

        Mas Deus ajuda...rs
        Beijo

        Excluir