sexta-feira, 3 de julho de 2015

Controle de cesariana na rede privada?Estímulo ao parto normal? Como assim??...

Oi gente,como estão?
Hoje,em plena sexta-feira fria,chuvosa e cheia de preguiça ,cá estou eu para falar sobre algo que não entra na minha cabeça:não será mais possível agendar uma cesariana!!!

Não,não estou grávida...mas pretendo ser mãe e quero muito escolher como ter um filho.
Não sou dessas que querem a todo custo parto normal(longe de mim),mas sou dessas que não quer ficar horas em trabalho de parto sofrendo e fazendo meu bebê sofrer também porque tem limite para cesariana,e muitas vezes,após horas tentando e sem evolução,mulheres são submetidas à cirurgia ou seja,poderia ter sido evitado todas as horas de dor.

Eu,particularmente(opinião minha...),sou à favor de cesárea quando a mãe opta por isso!Eu nasci de cesárea agendada e me acho normal(ou não?!...rsrsrs).Sou meio traumatizada com partos normais,vou contar um 'causo',fato verídico...
"Minha amiga fazia seu pré-natal pelo nosso adorável Sistema Único de Saúde, grávida de sei lá quantas semanas começou sentir dores numa quinta-feira,como já estava nos dias esperados da bebê nascer,foi pro hospital,porém veio a resposta: "Não está na hora ainda mãezinha!".A coitada voltou para casa,com dores,passou a noite em claro com dores.Na sexta-feira de manhã lá foi novamente para o hospital,resolveram interná-la.Quando recebi a notícia imaginei que logo nasceria.
Sexta o dia todo na rotina:banho,sobe e desce escada,bola de pilates,anda pelo hospital...E dores,contrações,exames de toque.Banho,sobe e desce escada,bola de pilates...Nada da bebê nascer e se passaram 12 horas.E se passaram 24 horas e quanto de dilatação? Quase nada...
Sábado,ao ir ter notícias encontro a mãe da moça chorando,falando que a filha ia morrer e que ela e o irmão imploravam por cesárea,nada!E lá foi o sábado novamente,nenhuma evolução e nenhuma preocupação da equipe médica.Até que Deus enviou um anjo!
Um médico surgiu e perguntou se poderia examiná-la...a coitada já sem forças.Ele questionou desde quando ela estava ali,daquele jeito...ela informou que estava com dores desde quinta e se internou sexta...foi então que ele viu que o parto não havia evoluído e que ela continuava com a mesma dilatação,o bebê estava em sofrimento.Resumo: cesariana de emergência,bebê com problemas respiratórios,vários dias na UTI,causando sofrimento à mãe que ia todo dia ao hospital...algo desnecessário se tivessem percebido que não seria possível um parto normal."
Outra história dessas foi a afilhada do meu marido,na época namorado...a mãe sentindo dores,mandavam de volta para casa com a frase de sempre: "Não está na hora mãezinha!"...Esse caso foi pior,quando resolveram fazer o parto,a bebê já estava sem oxigênio,teve paralisia cerebral e mais um monte de complicações...sobreviveu ligada a aparelhos até os 3 anos de idade.

Então,a Agência Nacional de Saúde,que não tem nada pra fazer,resolve mexer no que está quieto.
Segundo o que li,em 6 de janeiro de 2015 o Governo Federal anunciou que o preenchimento do 'partograma' ,que é um documento onde são registradas todas as etapas do trabalho de parto da gestante,se torna obrigatório para médicos de toda a rede privada de saúde,é necessário justificar a cesariana,ou a operadora do plano de saúde não realiza o pagamento dos procedimentos.
Me diz se isso não é obrigar a gestante a ter parto normal?Ou será que o médico pode justificar a cesariana como vontade da mãe?

Posso ser diferente de outras mulheres,mas não quero entrar em trabalho de parto,não quero parto normal,não me importo com corte,anestesia e recuperação lenta(uma das justificativas para ter PN)...o que me resta?Juntar dinheiro para pagar um parto particular já que mesmo pagando plano de saúde,não terei direito de dizer que não quero ter parto normal!

Para mm,isso não é um estímulo ao parto normal,mas sim,obriga  a gestante a tentar,mesmo sem querer ,o parto normal.

Acho que todas as mulheres deveriam de fato,poder escolher a maneira de colocar um filho no mundo,seja cesariana,seja normal,humanizado,domiciliar...do jeito que quiserem!

Como disse meu marido,está ficando cada vez mais difícil!
Ah,ele também não quer que eu tenha parto normal...rs

Fica aqui meu post de indignação!rs

Beijocas e um ótimo final de semana...

3 comentários:

  1. Meu Deus Renata! Eu não sabia dessa! Eu não tô grávida mas um dos motivos pelos quais quero ter meus filhos no Brasil era pela tranquilidade da cesariana e agora leio essa bomba! Isso é péssimo mesmo! Concordo que cada mulher tem que escolher! Eu escolho cesarea mas que safadeza o governo fazer isso! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Mas na verdade a mãe pode sim escolher a cesárea agendada. Basta assinar um termo de responsabilidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Náthali,infelizmente não mencionaram isso antes.
      Depois de muito questionamento das mães que querem cesárea foi dito que terão direito,veremos como isso será na prática,visto que tem o tal do partograma...Brasil é uma caixinha de surpresas né.

      Excluir